Uma pessoa que sofreu lesão cerebral, como no caso da paralisia cerebral, pode encontrar limitações no desempenho de atividades no seu cotidiano. A Educação Condutiva propõe formas de intervenção que possam atender às necessidades de aprendizado e desenvolvimento de crianças, jovens ou até adultos, como nos casos de AVC, traumatismos ou enfermidades degenerativas como Mal de Parkinson, Esclerose Múltipla. Como proposta educativa, a Educação Condutiva  sugere que quanto mais a pessoa realiza, mais aprende e mais se desenvolve.

A rotina na vida das pessoas com alterações motoras orienta, dá segurança e incentiva a participação para a aprendizagem de novas habilidades. Portanto na prática da Educação Condutiva, a rotina é elemento importante. As atividades realizadas na rotina diária não podem ser confundidas como algo mecânico e sem sentido. São atividades úteis, interessantes e motivadoras, relacionadas com a vida diária, ao invés de elementos isolados.

Pela continuidade e intensidade da rotina diária, as necessidades básicas de vida são aprendidas: como as tarefas de autocuidado, manipulação, alimentação, higiene e vestir-se, ou atividades de mobilidade, como ser capaz de rolar, arrastar-se, engatinhar ou levantar. Num primeiro momento as pessoas mais experientes é que oportunizam essas experiências sensoriais da criança com seu próprio corpo. Todas as percepções vão se desenvolvendo e se integrando e a criança vai estabelecendo uma diferenciação entre o seu corpo e o meio ambiente.

Esta foi a rotina estabelecida nos grupos de Educação Condutiva em 2010.

ENTRADA

08h – 08h15min

13h30min – 13h45min

MASSAGEM

08h15min – 08h30min

13h45min – 14h

PROGRAMA DEITADO

08h30min – 09h10min

14h00 – 14h45min

DESLOCAMENTO PARA O LANCHE

09h10min – 09h25min

14h55 – 15h10min:

LANCHE

09h25min – 09h50min

15h10min – 15h40min:

HIGIENE E DESLOCAMENTO PARA O TAPETE.

09h50min – 10h10min

15h40min – 15h55min:

DESCANSO

10h10min – 10h30min

15h55min – 16h15min:

 

 

PROGRAMA MANIPULATIVO

10h30min – 11h10min

16h15min – 17h05min

PROGRAMA INDIVIDUAL OU PEDAGÓGICO E SAÍDA.

11h10min – 11h30min

17h05min – 17h30min

Colaboração: Gracia Maria Nascimento Corrêa

Anúncios